Blog

PRECISAS DE UMA FADA MADRINHA?

PRECISAS DE UMA FADA MADRINHA?

Estar focada no teu bebé, principalmente nos primeiros meses, faz parte do processo do pós-parto. É natural que assim seja. Gradualmente, com a adaptação a uma nova rotina, cada mãe reencontra uma nova versão da mulher que era, uma versão melhorada, com o seu sistema informático atualizado, por assim dizer. Ninguém, depois de ser mãe, é a mesma pessoa.


À medida que emerges do teu casulo do pós-parto – cada mãe a seu tempo – olhas para o espelho e vês uma mulher com o cabelo apanhado, baço e sem vitalidade; com roupas bolçadas de leite e aspecto cansado. Uma autêntica Gata Borralheira. Só que em vez de cinzas, tens sobre ti todo o peso do pós-parto. Está na altura de cuidares de ti, de te mimares, de descobrires a mulher por detrás da mãe para que possas oferecer o melhor de ti ao teu bebé.


Por um lado queres tratar da tua imagem e voltar a sentir-te bem contigo própria, a seres tu de novo e não apenas uma máquina automática de satisfação das necessidades do bebé. Mas, por outro… dizem que se estiveres a amamentar, não podes pintar o cabelo, fazer depilação ou outros procedimentos estéticos que queres fazer neste momento. Como se a maternidade não fosse já difícil o bastante!


“Se não posso fazer isto e aquilo, continuo uma Gata Borralheira e pronto! Depois de ser mãe tenho que continuar a ser Gata Borralheira toda a vida? Não me digam que para tratar da minha imagem tenho que deixar de amamentar o meu bebé! Era só o que faltava também!...” Pensas tu.


Nada disso. Quem te disse que não podias fazer o quê, exatamente? Não tomes decisões baseadas no “diz que disse” da sociedade. Precisas mesmo de uma Fada Madrinha e eu estou aqui para te ajudar! Vamos juntas analisar algumas dessas sábias opiniões não fundamentadas… e transformar-te na Cinderela que quiseres ser!


NÃO PODES… PINTAR O CABELO


Uma das formas mais rápidas de te renovares, é arranjares o cabelo. Podes mudar o corte, o estilo e a coloração. Contudo, “toda a gente” sabe que não se pode pintar o cabelo enquanto amamentas. Bem, parece que anda muita gente enganada.


A grande questão não se cinge se podes ou não pintar o cabelo, mas sim com o tipo de tinta que usas para o fazer. Alguns componentes das tintas podem ser absorvidos, alcançar o sangue da mãe, e assim passar para o leite materno. Outros componentes podem nem ser absorvidos. Por isso, o que tens a fazer é verificar os componentes individualmente. Um local credível onde o podes fazer é o site e-lactancia.org, que avalia a compatibilidade de várias substâncias com a amamentação e o seu grau de risco/segurança para o bebé.


Caso o faças no cabeleireiro, a tinta que for usada pode ter amoníaco.


Mais pertinente ainda é o caso das mulheres que amamentam e que trabalham com estes produtos diariamente. Sendo a sua profissão, como o vão evitar? Segundo o “diz que disse” terão que se despedir do trabalho? Claro que não. Devem utilizar sempre luvas na manipulação dos componentes e uma boa higienização de mãos e braços.


NÃO PODES… FAZER ALISAMENTO CAPILAR


O alisamento capilar à base de queratina e o alisamento brasileiro usam produtos como o formaldeído e o glutaraldeído, que têm propriedades mutagénicas e são potencialmente carcinogénicos, por isso devem, realmente, ser evitados se estás a amamentar.


Já os produtos utilizados no alisamento japonês - hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, hidróxido de cálcio ou tioglicolato de amónia- não são mutagénicos e por isso, são considerados seguros para usar durante a amamentação.


NÃO PODES… FAZER DEPILAÇÃO A LASER


Tanto o site e-lactancia, como a Sociedade Europeia de Dermatologia e a Academia Americana de Dermatologia consideram segura a utilização de qualquer tipo de laser durante a amamentação: laser alexandrite, laser díodo, laser para tratamento de cicatrizes e varizes.


Para além disso, não referem existir menor eficácia dos métodos depilatórios por laser, tendo em conta a suposta influência hormonal da amamentação. O único aspeto essencial é que o procedimento pode provocar irritação ou infeção local decorrentes do tratamento de laser, por isso, não deves realiza-lo na mama ou no mamilo enquanto amamentas.


NÃO PODES… FAZER TATUAGENS


Os pigmentos e as substâncias injectadas para desenhar a tatuagem podem ser potencialmente tóxicos mas ficam retidos na pele e não passam para a tua corrente sanguínea, por isso não atingem o leite materno que alimenta o teu bebé.


Os pontos a que deves ter atenção são: o espaço deve cumprir as normas de prevenção de doenças infectocontagiosas e utilizar material esterilizado; e evitares tatuagem do mamilo, porque aí há o risco de o bebé absorver algum pigmento tóxico por contacto direto.

Os cremes anestésicos, anti-inflamatórios ou anti-sépticos que possam ser colocados antes e após a realização da tatuagem habitualmente são compatíveis com a amamentação. Basta verificar no e-lactancia.org.


NÃO PODES… FAZER OUTROS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS


A lista do “não podes” continua porque, socialmente, o medo face ao desconhecido normalmente ganha e acabas por evitar coisas que poderias fazer para a tua própria felicidade, que te deixam bem contigo própria.


Atenção que não incentivamos que faças tudo isto logo no primeiro mês de vida do bebé só porque sim, sem peso e medida. Pelo contrário, a jornada da amamentação pode ser longa, e durante esse período muitas coisas surgem e não deves colocar-te em espera como mulher todo esse tempo. Todos devemos, sim, ter bom senso e avaliar o que é o melhor para a mãe e para o bebé.


Durante o período de amamentação podes querer realizar procedimentos estéticos com o botox, colagénio, creme depilatório, fazer bronzeamento artificial ou clareamento de pele, por exemplo. Para nenhum destes existem evidências científicas que suportem a sua proibição. O que deves fazer é (mais uma vez) verificar a compatibilidade individual da substância com a amamentação e decidir em função de informação credível.


NÃO PODES… FAZER TRATAMENTOS DENTÁRIOS


Aqui entrarmos um pouco na parte dos cuidados médicos mas existem algumas intervenções nesta área que podem adquirir carácter estético, como um branqueamento dentário, por exemplo. Independentemente do que possa ser, não quero deixar passar este ponto, pois é mais comum do que possas pensar.


“Não pode dar mama durante X horas“, “tem que tirar o leite e deitar fora“ ou “se quer fazer isto tem que desmamar o bebé primeiro“ são alguns dos impropérios que já foram ditos a mães que amamentam.


O importante será sempre o tipo de substâncias usadas. A maior parte dos medicamentos utilizados para anestesia local são compatíveis com amamentação, e em relação aos antibióticos utilizados profilaticamente ou posteriormente a alguma intervenção, por norma existem escolhas melhores para mães que amamentam. É uma questão de explorar as possibilidades.


Afinal, amamentar não é assim tão restritivo, pois não? Nem tudo tem que ser um redondo NÃO, só porque SIM. Investiga, avalia e decide informadamente. A tua vida não precisa ficar em pausa todo o tempo que estiveres a amamentar, sejam ele meses ou anos. Não tens que adiar os teus planos e o teu auto-cuidado, e muito menos desmamar o teu bebé precocemente para os puderes fazer. Depois de um tempo como Gata Borralheira não te esqueças de emergir e dar a conhecer ao teu bebé a verdadeira Cinderela que és. Se precisares de ajuda em qualquer fase da amamentação e no teu caminho da maternidade, a tua Fada Madrinha está à distância de um click!


Sofia Roque Grilo, Equipa Leva-me ao Colo, 09 de outubro de 2023

Título grande para Call to Action