Blog
Se queres mesmo amamentar, digo-te que existem três acessórios que fazem toda a diferença no teu percurso de amamentação! Tanto para prevenir como para remediar, em caso de teres alguma situação estabelecida que precisa ser tratada ou melhorada. Portanto, nunca será “dinheiro mal gasto”. Ainda por cima, o seu preço é relativamente baixo, comparado ao preço de tantas outras coisas que compras no inicio da maternidade, sem saber bem porquê, e que te apercebes depois, que nem valeu a pena o investimento.
ALMOFADA DE AMAMENTAÇÃO
Há uns tempos atrás a Leva-me ao Colo fez uma sondagem no grupo de Facebook com a questão: achas importante usar a almofada de amamentação? Responderam 322 mulheres, das quais, a maioria (51,6%) escolheu a opção “Pode ser, mas consigo amamentar na mesma sem a usar”; 27,6% afirmou “Sim. Ajuda-me muito a ter uma melhor posição para amamentar”; 16,5% optou por responder “Não. Tentei usar mas não gostei e já não insisti mais”; e 4,3% declarou “Usei no início da amamentação. Agora já não necessito tanto derivado à dimensão do bebé”.
O objetivo foi avaliar a perceção das mães e futuras mamãs sobre algo que - sabendo elas ou não - pode contribuir bastante para o sucesso da amamentação. A grande importância da almofada foca-se sobretudo, na fase inicial, na aprendizagem de um posicionamento correto do bebé em relação à mama. Quanto mais correto for o posicionamento, melhor o bebé irá pegar na mama e mais eficaz será a extração de leite. Com a almofada, é possível explorar posições que sem ela seriam mais difíceis de executar. E posições essas que, muitas vezes, são úteis na resolução de determinados desafios que encontras pelo caminho.
Ao nível da postura, também é bom para ti. Alivias a pressão que o teu bebé fará, inevitavelmente, nas tuas costas e braços, reduzindo o mal-estar e a dor na nuca e no pescoço. Quanto mais ele crescer, mais difícil se poderá tornar. Se tiveres gémeos, a almofada de amamentação ainda se torna mais importante!
A almofada deve ser dura para não ceder ao peso do bebé, para que o bebé não seja engolido entre a almofada e a tua barriga. Assim terás as mãos mais livres durante a mamada para fazeres as correções que o teu bebé precisa, em relação ao posicionamento e à pega. A almofada mole pode ser confortável enquanto estás grávida, sim. Contribui para o teu casulo de conforto quando nenhuma posição parece ser confortável. Mas no que toca à amamentação, deve mesmo ser dura para suportar o bebé.
ROSQUINHAS DE AMAMENTAÇÃO
As rosquinhas de amamentação são um utensílio muito comum em outros países, como o Brasil. Podem ser usadas ainda na gravidez, quando tens grande sensibilidade mamária; e também no pós-parto e no decurso da amamentação, ao proteger o mamilo devido à sensibilidade, absorver pequenas porções de leite que vazam naturalmente, e/ou ajudar no processo de cicatrização de microfissuras (caso existam) e feridas nos mamilos.
Perante este cenário é comum as mamãs reconhecerem os discos absorventes (que podem macerar ainda mais o mamilo pois não há circulação de ar), os protetores ou as conchas de amamentação (que nem sempre encaixam confortavelmente na mama e/ou acabam por vazar), mas não é tão usual assim, em Portugal, conhecerem as rosquinhas.
Estas têm como finalidade proteger os mamilos e a aréola do atrito com os tecidos (soutien/roupa), aliviando a sensibilidade e absorvendo o leite que pode vazar do peito. O buraco da rosquinha encaixa no mamilo sem lhe tocar, permitindo a adequada ventilação da região, que é essencial na cicatrização de microfissuras e feridas.
São feitas à mão com um tecido extremamente absorvente, o turco de bambu (usado também nas fraldas reutilizáveis) e o seu enchimento é antialérgico. É, por isso, adequado para entrar em contato direto com o corpo dos bebés e das recém-mamãs. São super macias, confortáveis, laváveis e uma excelente opção em detrimento de outras já mencionadas.
COLETOR DE LEITE MATERNO
Este artigo ainda é muito subestimado no mundo da amamentação, mas revela-se um excelente ajudante em várias frentes.
Devido ao reflexo de ejeção de leite, pela estimulação da sucção do bebé, é muito comum acontecer que, da mama onde o bebé não está a mamar, pingue leite. Se para algumas mães a quantidade de leite que pinga pode não ser significativa, para outras pode deixar a roupa (incluindo a do bebé) toda molhada. É mesmo desconfortável andar assim o dia todo!
Os discos podem não ser suficientes e depressa ficam ensopados. As conchas são muito rígidas e podem não fixar bem na mama, levando a que o leite entorne. E as rosquinhas de amamentação não te permitem aproveitar o leite. O coletor é a solução perfeita para esta situação, porque ao fazer vácuo na mama, não haverá derrames de leite e ainda o poderás aproveitar.
“Aproveitá-lo para quê?” perguntas tu.
Se o coletor for esterilizado antes de o usares, podes aproveitar o leite materno que fica no coletor para o ofereceres ao teu bebé, em caso de suplementares as mamadas com o teu leite; ou para iniciares o teu stock de leite, a utilizar quando estiveres ausente (em casos de cirurgia, regresso ao trabalho, creche, ama). A Ana Rita, por exemplo, sem programar isso naquela altura em específico, iniciou o stock de leite do Tomás, o seu terceiro filho, usando o coletor. Cada gota é preciosa, não vamos desperdiçar!
Se o coletor não tiver sido esterilizado antes, ou se nenhuma situação referida anteriormente se aplicar a ti, podes sempre usar o leite materno no banho do teu bebé, ou colocar no seu rabinho, tratando e prevenindo as assaduras da fralda! É super hidratante, tem propriedades calmantes e cicatrizantes.
Pensando a longo prazo, quanto mais usares o coletor, maior será o estímulo (indireto) de produção. É uma mais-valia. Mas atenção! O coletor não é uma bomba extratora, nem a ela se compara. Os objetivos do seu uso são bem distintos. A diferença é que a bomba estimula, de fato, a efetiva produção de leite, e o coletor apenas extrai o que a mama está a produzir naquele momento.
Por todas estas vantagens, a Leva-me ao Colo recomenda fortemente o uso do coletor de leite materno. Experimenta!
Sofia Roque Grilo, Equipa Leva-me ao Colo, 27 de junho de 2023
Título grande para Call to Action
© 2023 – Academia Leva-me ao Colo – Todos os direitos reservados