Blog
Já deves ter ouvido falar dos bicos de silicone como uma solução milagrosa para mais do que um problema de amamentação, mas também como um utensílio a evitar a todo o custo, como o diabo foge da cruz. Aqui falo-te de dois principais motivos que levam as mães a usá-los e explico-te porque não são a solução ideal. Na verdade, prejudicam a amamentação. Podem ser vantajosos em condições muito específicas, mas sempre mediante o acompanhamento de uma consultora de amamentação, com um plano de retirada e reavaliações constantes. Isto se quiseres realmente experimentar uma amamentação prazerosa.
“PRECISO DELES… PORQUE TENHO MAMILOS RASOS/INVERTIDOS”
As mamas e os mamilos têm diversos formatos, tal como as mãos, pernas, narizes, olhos, e quaisquer outras partes do corpo humano. Há mulheres com mamilos dos mais variados tons e feitios. No caso de mamilo invertido, ocorre um encurtamento do ducto mamário, ou seja, do canal responsável pelo transporte do leite materno. A causa principal é uma má formação congénita que surge no nascimento e acompanha a pessoa ao longo da vida.
Embora possa ser mais fácil o bebé mamar numa mama com mamilo proeminente, não significa que o bebé não consiga pegar correctamente quando o mamilo é plano ou invertido. O mamilo funciona como um ponto de referência para mostrar ao bebé para que zona da mama se deve direccionar, por isso se torna ainda mais escuro do que inicialmente. O mamilo não é o local exato onde o bebé deve abocanhar, mas sim na aréola da mama (uma área maior que o mamilo). Por isso, os mamilos rasos ou invertidos não precisam de qualquer utensílio para serem exteriorizados durante a gravidez.
Quando o bebé nasce e vai à mama, por vezes, nas primeiras mamadas, não consegue fazer uma sucção efetiva. Está a aprender, demorará o seu tempo e pode precisar de ser ensinado a mamar melhor. Mas, ao invés disso, na maioria dos casos na nossa sociedade, é sugerido à mãe, quase de imediato, na maternidade, a utilização dos bicos de silicone para facilitar a pega. Este utensílio possui um bico definido e assim o bebé agarra com mais facilidade, conseguindo depois continuar a sucção mais facilmente.
A realidade é que o bebé não aprende a abocanhar a mama correctamente ao usar os bicos de silicone.Então transforma-se numa solução imediata porque ajuda-o a mamar nos primeiros dias; mas depois revela-se um inimigo quando a mãe tenta ensinar o bebé a fazer uma boa pega.
Quando o bebé volta a mamar directamente na mama, tem tendência a abocanhar apenas o mamilo, com fazia com os bicos de silicone, e dessa forma compromete a ingestão de leite. Ao comprometer a ingestão de leite, compromete também o aumento de peso e consequentemente a produção do leite materno. O bebé começa geralmente a choramingar na mama, a empurrar a cabeça para trás, recusa-se a mamar sem bico de silicone, e corremos o risco do bebé iniciar um desmame precoce.
Para além disso, ao usar os bicos de silicone, ingere maior quantidade de ar (existente no espaço entre o mamilo da mãe e o bico de silicone), o que levará a um aumento de cólicas.
“PRECISO DELES… PARA DIMINUIR A DOR AO AMAMENTAR”
No início da amamentação é comum a mãe sentir dor ao amamentar. Se isso acontecer, significa que algo não está bem na pega e deve ser avaliada por um profissional qualificado. A dor é subjectiva. Se para ti pode ser insuportável, para outra mãe pode ser mais tolerável. A sensibilidade à dor pode variar bastante. Por isso nem sempre chegamos à questão propriamente dita da dor, mas de um desconforto, de uma sensibilidade extrema, que deixa a mãe de pé atrás cada vez que oferece mama, não estando confortável.
Sabias que esta sensibilidade pode surgir mesmo antes do parto e de colocares o bebé à mama?Dependerá sempre da mãe, ninguém é igual. O fato é que o teu corpo se prepara para a fase seguinte – a amamentação – ainda antes do parto. (Portanto faz todo o sentido que tu também o faças.) Então imagina, num contexto destes, em que ainda não tens o teu filho nos braços mas já estás apreensiva em como correrá a amamentação! Até planeias levar os bicos de silicone na mala de maternidade só parar prevenir, não é? Aviso-te já que não é solução, se quiseres amamentar.
Os bicos de silicone podem apresentar-se como um bálsamo instantâneo à sensibilidade e à dor porque o bebé não abocanha directamente o mamilo que está revestido pelo silicone, mas também não vai resolver a origem do problema. Essa origem pode ser várias coisas, daí a necessidade de a situação ser devidamente analisada e corrigida. Há grandes probabilidades dessa correcção passar por (re)ensinar uma pega correcta ao bebé. Mas se ele já se habituou aos bicos de silicone… estamos perante a situação já descrita mais acima que pode levar ao desmame precoce.
Em ambas as situações que desencadeiam o uso de bicos de silicone – mamilos rasos/invertidos ou sensibilidade/dor – a solução é acompanhar cada dupla mãe e bebé e perceber a individualidade de cada uma e avaliar a pega. Através de técnicas e posicionamentos é possível ensinar o bebé a mamar corretamente na mama.
Nestes casos, podes e deves tirar partido das rosquinhas de amamentação. É um acessório muito pouco usado em Portugal, mas que tem sido muito bem recebidos pelas mães portuguesas. Ajuda a salvar os mamilos doridos, gretados/fissurados, e se usado precocemente pode realmente evitar essas situações. O tecido exterior - turco de bambu - é bastante absorvente (tal como nas fraldas reutilizáveis, mas precisa de ser lavado algumas vezes para que faça essa função) o seu enchimento anti-alérgico previne qualquer tipo de problemas na pele.
Podem ser usadas ainda na gravidez, quando tens grande sensibilidade mamária, ou no pós-parto, em caso de sensibilidade, dor e/ou recuperação do mamilo, porque este não toca em qualquer superfície, facilitando a cicatrização de microfissuras (caso existam), e absorvendo as gotas de leite que possam cair.
Se estás grávida ou és uma recém-mama e enfrentas alguma destas dificuldades na amamentação, deves procurar apoio qualificado o quanto antes, para não haver mais complicações e lembra-te: quanto mais pequenino for o bebé, mais “folha em branco” ele se apresentará para ser corrigido. Sem sensibilidade. Sem dor. Apesar de mamilos rasos ou mamilos invertidos.
Sofia Roque Grilo, Equipa Leva-me ao Colo, 17 de outubro de 2023
Título grande para Call to Action
© 2023 – Academia Leva-me ao Colo – Todos os direitos reservados